Informação sobre a madeira
A madeira impregnada, de pinho ou abeto, usada pela Wickey, provém do cultivo natural e sustentável e apresenta uma particular durabilidade no exterior. Esta madeira dá aos nossos produtos uma base firme que permite brincadeiras com diversão descontraída e segura.
A madeira é um produto da natureza e não há duas árvores iguais. Daí que pequenas fissuras ou nós sejam, portanto, normais. Segundo a norma DIN 4074, a estática da madeira não é prejudicada por fissuras até um quarto do comprimento ou da espessura da tábua - muito pelo contrário, este tipo de fissura revela como a madeira é natural e saudável!
Em situações de armazenamento particularmente húmidas ou secas, a madeira pode dilatar ou retrair ligeiramente. E isto não só é inofensivo, como acaba por ser positivo, pois permite que a madeira resista bem às influências climatéricas e ambientais.
Se o seu produto Wickey apresenta descolorações esbranquiçadas ou esverdeadas e pequenos pontos, não há motivo para preocupação: isso pode evitar que os sais da madeira e da impregnação se acumulem à superfície e saiam. Pode simplesmente ignorar estas manchas. Contudo, se não gostar de ver a manchas, pode lixar ligeiramente a madeira nessas zonas.
A nossa madeira permite diversão anos a fio e, para garantir isso mesmo, tornamo-la duradoura, impregnando-a num processo de autoclave. Isto consiste numa compressão dos sais de proteção, sob alta pressão, no interior da madeira. Consequentemente, isto protege a madeira de insetos, fungos, caruncho e do contacto permanente com a terra e a água.
Normalmente, a humidade não é motivo de preocupação: sabemos por experiência que pode demorar algum tempo até que a humidade provocada pelo processo de impregnação desapareça por completo da madeira. Por isso, desempacote o artigo à chegada e deixe-o secar durante um mínimo de dois dias. Faça os furos antes de apertar os parafusos. Assim, minimiza o risco de danificar a liga dos parafusos.
Não é necessário envernizar nem pintar a nossa madeira. Graças à impregnação autoclave, resistente a intempéries, a madeira já está bem protegida do vento e outros efeitos climatéricos. Se, mesmo assim, pretender um envernizamento protetor, pode, obviamente, tratar a madeira com um verniz ou tinta especial para proteção duradoura, certificada em conformidade com a Norma EN 71-3:2013. Estes produtos são inofensivos para as crianças e para o ambiente.
Se quiser dar renovar ou alterar o aspeto do seu parque infantil, claro que pode! Contudo, para manter a garantia válida, terá de considerar o seguinte: para preservar a qualidade e durabilidade da madeira, utilize apenas tintas e vernizes porosos e de proteção duradoura, certificadas em conformidade com a Norma EN 71-3:2013. Estes produtos são inofensivos para as crianças e a foram testados quanto a tolerabilidade pelas crianças.
Sugestão: Antes de pintar, lixe a madeira com papel de lixa. Ao lixar a madeira, não só remove eventuais impurezas da superfície, como a torna mais aderente para as tintas.
Graças à impregnação autoclave da nossa madeira e ao constante trabalho da madeira, pode ocorrer que algum sal saia em alguns pontos da madeira. Este sal pode ser facilmente raspado ou ignorado, se não incomodar.
Ao molhar-se ou quando está demasiado tempo armazenada, a madeira pode alterar o seu volume. Para evitar, seque o equipamento e não o guarde demasiado tempo. Além disso, não quer deixar os seus filhos à espera de um equipamento novinho em folha da Wickey, pois não?